Menu:

Introdução

Em sala de aula, muitas vezes, o professor houve perguntas do tipo:

- Porque estudar isso agora?
- De onde veio este conteúdo.

Estas questões poderiam ser facilmente respondidas se nos currículos escolares ao invés de haver somente conteúdos específicos, houvesse oportunidade de estudar e refletir sobre a matemática e sua evolução histórica.

Esses caminhos foram trilhados por muitos estudiosos, que se ocuparam de entender e pesquisar alguns aspectos da matemática. Entre estes aspectos, foram sendo definidas as diversas ramificações que a matemática possui hoje.

Entre estas ramificações está o Cálculo, chamado também de “matemática da variação”, que é o braço da matemática interessado em descrever a forma precisa na qual as variações em uma variável se relacionam com as variações em outra. Este fato é de fundamental importância, pois em quase todas as atividades humanas encontramos dois tipos de variáveis: aquelas que podemos controlar diretamente e aquelas que não podemos.Se pudermos entender quantitativamente como as variáveis que não podemos controlar diretamente, respondem a aquelas que podemos controlar é possível realizamos previsões sobre o ambiente em que vivemos e ter algum domínio sobre o mesmo.E, o cálculo, é uma das ferramentas da matemática fundamental para este propósito.

Um dos enfoques mais importantes do cálculo é a análise das relações das quantidades físicas e matemáticas, estas relações podem ser descritas por fórmulas, gráficos, dados numéricos ou por palavras.

Nesta webquest, vamos descobrir como isto tudo teve origem e, como podemos aplicar estes fatos no nosso dia a dia.