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  USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO  
 
  • Introdução
  • Grupo de Pesquisa - Álgebra: Teoria, Ensino, Usos e Aplicações (certificado no CNPq)
  • Equipe
  • Materiais Disponíveis
  • Produção
  • Fotos de Locais onde Participamos de Atividades de Pesquisa nesta Linha
     
    Moises_Tablet.jpg
     
     
      INTRODUÇÃO  
         Os objetivos desta linha de pesquisa são, basicamente,   estudar a educação mediada por tecnologias: possibilidades no ensino de Matemática, novas práticas pedagógicas e ambientes de aprendizagem alternativos; o uso de novas tecnologias de informação: análise de softwares matemáticos enfatizando seu uso no ambiente escolar e sua influência no processo ensino-aprendizagem; o desenvolvimento de aplicações para o ensino básico e sua transposição didática; o desenvolvimento de material didático que venha a ajudar na inclusão digital.
      

      
     
       Alguns resultados obtidos pela nossa equipe podem ser encontrados, sob forma de CD-ROM, numa publicação da UNIVATES Editora, sob número ISBN 85-98611-11-5. O título do trabalho é "Grupo de Estudos no Uso de Aplicativos Matemáticos Computacionais de Baixo Custo no Ensino de Graduação". Atualmente, está sendo desenvolvida a pesquisa: "Aprendizagem significativa na  Matemática utilizando recursos computacionais",  bem como a atividade de extensão "Familiarização dos alunos do enisno médio com o uso de recursos computacionais para a aprendizagem da Matemática".
       Esta linha de pesquisa também é foco de estudo no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) Profissionalizante em Ensino de Ciência Exatas, da UNIVATES.
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      GRUPO DE PESQUISA - ÁLGEBRA: TEORIA, ENSINO, USOS E APLICAÇÕES (certificado pela UNIVATES no CNPq desde 2004)  
     O Uso de Tecnologias é uma das linhas de pesquisa deste grupo.
     
    ÁLGEBRA: TEORIA, ENSINO, USOS E APLICAÇÕES LINHAS DE PESQUISA
    (certificado pela UNIVATES no CNPq desde 2004) Teoria de Anéis
    Líder e Pesquisador Modelagem
    Uso de Tecnologias no Ensino

     
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      EQUIPE  

    PESQUISADORES
    UNIVATES
    • Claudete Rempel
    UNIVATES
    • Marcelo de Gomensoro Malheiros
    UNIVATES
    • Maria Madalena Dullius
    UNIVATES
    • Marli Teresinha Quartieri
    UNIVATES
    ESTUDANTES
    • Daniela Cristina Schossler
    UNIVATES
    (mestranda PPGECE)

    UNIVATES
    (estagiária PIE)

    • Luciane Daroit
    UNIVATES
    (mestre PPGECE)

    UNIVATES
    (BIC)

    UNIVATES
    (BIC)


    UNIVATES
    (estagiária PIE)

       "O que chamamos de Iniciação Científica é o processo de aprendizagem construtiva de algum conceito ou teoria supervisionado por um orientador. em se tratando de conceitos matemáticos, a Iniciação Científica pode ser o primeiro passo para o estudantes tomar contato com a modelagem matemática.
        Os alunos ou orientandos podem trabalhar em grupos pequenos ou isoladamente e o professor ou orientador funciona como um monitor que coordena a seqüência das atividades e aluda na elaboração das hipóteses analisadas.
        Um programa de Iniciação Científica pode ser realizado em qualquer nível de aprendizagem e desenvolvido de formas diferentes em relação ao que se objetiva estudar".

    Rodney Carlos Bassanezi

    (Em Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática: uma Nova Estratégia, Editora Contexto, p. 287, 2002)
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      MATERIAIS DISPONÍVEIS  
       A seguir indicamos alguns materiais referentes a esta área, produzidos pelo grupo, ou não.
     
        Recomendamos fortemente o acesso às páginas de download e de Ferramentas Tecnológicas no Ensino, bem como à do Grupo de Estudos.
     
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      PRODUÇÃO  
    A produção acadêmica desta linha pode ser vista ao acessar os curricula vitae dos pesquisadores da equipe, indicados acima. Outras publicações de Claus Haetinger podem ser vistas na página específica de Pesquisa.
    • DULLIUS, M.M.: Familiarização dos alunos do Ensino Médio com o uso de recursos computacionais para a aprendizagem da Matemática. UNIVATES, Projeto de Extensão em Andamento.
    • DULLIUS, M.M., HAETINGER, C.: Inserção de recursos computacionais no ensino de Matemática. UNIVATES, Projeto de Pesquisa em Andamento. Edital PROPEX 001/2008, PPGECE.
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      FOTOS DE LOCAIS ONDE PARTICIPAMOS DE ATIVIDADES DE PESQUISA NESTA LINHA  
     
    Univates_Panoramica
    Santos_2005Campinas_2004Colonia_Uruguay_2005Medellin_Colombia_2007Belo_Horizonte
    Gotemburg_5_imprBrasilia
    Turku_1_imprTampere_3_impr
    Porto_AlegreSantos_GCETE_2005Turku_79_impr
    Parque_do_CaracolTurku_92_imprHalmstadt_10_impr
    Paris_42_imprHelsinki_14_imprValle_Hermoso_Argentina_2
    Turku_91_imprHelsinki_23_imprSao_Paulo
    Helsinki_22_imprSao_Pedro_2009.jpgValle_Hermoso_Argentina_2004
    Vina_del_Mar_Chile_2006ChileCabo_Frio
    La_Falda_Argentina_2001FlorianopolisCanela_Caracol
    RecifeTurku_52_imprtaj_mahal2.jpg
    Claus_Fatherpur_Sikri_m01.jpgCampinasVTT_c
    Maringa_2004Turku_40_imprVTT_b
    Turku_75_imprHameenlinna_62_imprClaus_Taj_m03.jpg
    Tampere_65_imprMexico_2003Gramado
    Halmstadt_25_imprHameenlinna_59_imprHameenlina_26_impr
    Rio_JaneiroTurku_3_imprDiamantina
    Helsinki_1_imprVTT_a
    Kyung_Hee_University_4bahai-temple-new-delhi-india.jpg
    Isanbul_Bosphrous_Bridge_night_1.jpgTroya_Horse_claus_3.jpg  

     
       
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    Data da última atualização: 21/02/2014
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