Voltar para Página Anterior
Voltar para Página Anterior



COLÉGIO EVANGÉLICO ALBERTO TORRES - CEAT

PROJETO DE INFORMÁTICA

Monitora Adriana Magedanz

7ª série - Turmas 17A e 17C - Turno: Manhã

Professora Elisa Herrmann

Disciplina: Geografia

Início: 22/03/2002 - Término: 01/04/2002



1. Título

Fronteiras Políticas: um estudo diferenciado dos países



2. Justificativa

Na atualidade não existe nenhum espaço que não dependa dos demais, seja para o suprimento de suas necessidades materiais, seja para a internacionalização da tecnologia, da arte, dos valores, da cultura, seja para a explicação de fenômenos naturais, climáticos, etc. Muito do que ocorre em áreas distantes acaba nos afetando de uma forma ou outra, mesmo que não tenhamos consciência disso.

Para nos posicionarmos inteligentemente em relação a este mundo devemos conhecê-lo bem. Para nele vivermos de forma consciente e crítica, devemos estudar os seus fundamentos, desvendando seus mecanismos. Devemos refletir sobre o nosso mundo, compreendendo-o em âmbito local, nacional e planetário. Nesse sentido o programa de Geografia das 7ª séries do CEAT são um instrumento indispensável, na medida em que seu assunto-chave FRONTEIRAS, sirva para empreender reflexão, que é a base de atuação no mundo.

Considerando que a compreensão da Geografia exige a identificação dos lugares, o que só é possível se localizarmos as fronteiras e suas diferenças, resolvemos estudar as fronteiras políticas de forma divertida e prazeirosa, procurando desvendar as características e particularidades de alguns países, utilizando como instrumento de apoio a informática e suas contribuições no campo do conhecimento dos lugares.



3. Softwares utilizados

- Netscape (e-mail e pesquisa) e StarOffice Writer.



4. Descrição/Desenvolvimento

O Trabalho será iniciado em sala de aula, onde será apresentado o projeto aos alunos, não esquecendo que o mesmo é flexível, com possibilidades de mudança a partir da sugestão dos alunos e/ou colegas. Envolverá as sétimas séries A e C.

Primeiramente as turmas serão divididas em duplas, e cada uma receberá o nome de um país, o qual permanecerá em sigilo para os outros. Será apresentado um exemplo do trabalho a ser realizado. A partir daí, cada dupla terá a tarefa de criar uma página (um texto) sobre o país, destacando características físicas, sociais, econômicas, turísticas, a partir de pesquisa na Internet, pesquisa bibliográfica na biblioteca, acompanhamento e enriquecimento do trabalho em sala de aula, com revisão de alguns conteúdos como coordenadas geográficas, fusos horários, constituição das primeiras fronteiras, etc. Sendo assim, o trabalho no laboratório será complementado com atividades em sala de aula.

Neste sentido, o trabalho seguirá o seguinte cronograma, o qual compõe-se das atividades a serem realizadas no laboratório de informática:

22/03 - Aula 1 - Distribuição das duplas e respectivos assuntos, apresentação do projeto, início das pesquisas e, se possível, envio do e-mail com as informações adquiridas;

25/03 - Aula 2 - Recebimento do e-mail com informações, análise, levantamento de possíveis respostas, pesquisa, conclusão e envio da resposta com justificativa;

01/04 - Aula 3 - Recebimento do e-mail com respostas, correções e justificativa do acerto ou erro.

Ao final do cronograma, a finalidade do trabalho no campo da Informática será basicamente o conhecimento de como enviar e receber e-mails no site da escola, ser capaz de inserir anexos nos mesmos (anexar ao e-mail o texto de StarOffice Writer que contém as informações pesquisadas), ter autonomia de pesquisa no uso da internet, conhecimentos básicos do processador de textos, salvar arquivos.



5. Objetivos Gerais

- Informática: Aproximar o aluno de uma nova ferramenta de ensino: computador, além de incentivá-lo a utilizar-se de um importantíssimo recurso de comunicação oferecido pela escola: internet(e-mail).

- Geografia: Perceber a utilidade da informática para as aulas de Geografia, bem como o enriquecimento que as "ferramentas" podem trazer, tornando o estudo mais atraente e prazeiroso. Compreender a dinâmica e os contrastes físicos, econômicos, naturais, e sociais de alguns países e sua influência sobre nosso dia-a-dia



6. Objetivos Específicos

- Informática: Ter autonomia na procura de informações na rede, saber comunicar-se via e-mail, ter capacidade de utilizar-se das ferramentas disponíveis - acrescentar anexos ao e-mail, elaborar e organizar um texto utilizando StarOffice Writer.

- Geografia: Favorecer o relacionamento entre colegas, nos trabalhos coletivos da disciplina de Geografia. Aprimorar conhecimentos sobre aspectos de alguns países, a partir da pesquisa na Internet e outras fontes. Elaborar uma página (um texto) sobre as características dos países, em duplas, desenvolvendo sua curiosidade, responsabilidade e empenho na realização da tarefa.



7. Observações

No último dia, as informações dos países serão trocadas entre as turmas A e C, sendo que uma deverá desvendar os países pesquisados pela outra.

Em sala de aula serão realizados vários trabalhos paralelos ao do laboratório, como: análise de textos, confecção de jogos, trabalhos práticos envolvendo coordenadas geográficas.



Trabalhos
Voltar para Página Anterior
Voltar para Página Anterior
Voltar para Página Inicial
Voltar para Página Inicial