6. Inserindo figuras geométricas e imagens na apresentação


Para inserir uma imagem na apresentação, utilizaremos a Barra de Controle, que aparece destacada em vermelho na imagem abaixo:




Note que há uma seta verde apontando para a opção Inserir. Clique nesta opção e, dentre as opções que irão aparecer, selecione Figura, como mostra a imagem abaixo:




Procure a figura dentro dos diretórios do computador. Quando encontrá-la, clique sobre o nome da figura e, logo após clique em Abrir, como podemos ver na imagem abaixo:




A imagem acima apresenta diversos pontos em destaque. São eles:

Pronto! A imagem selecionada será inserida no slide. Agora você poderá modificar o tamanho e a posição da imagem, clicando com o botão esquerdo do mouse sobre ela e arrastando os pontos que demarcam as laterais da imagem, como podemos ver no exemplo abaixo:



Para mover a imagem pelo slide, simplesmente clique nela com o botão esquerdo do mouse, mantenha pressionado o botão e arraste o mouse até que a imagem esteja na posição desejada.

Para alterar o tamanho da imagem, clique nela com o botão esquerdo do mouse. Note que alguns quadrados verdes apareceram formando um contorno retangular na imagem. Clique sobre um desses quadrados verdes com o botão esquerdo do mouse, mantenha-o pressionado e arraste o mouse até que o tamanho da imagem esteja de acordo com o que você planejou.

DICA: Você pode utilizar uma imagem como plano de fundo da sua apresentação. Basta inserir a imagem e depois dimensioná-la até que ela fique do tamanho do slide. Veja o exemplo abaixo:








Inserindo figuras geométricas na apresentação

Para inserir uma figura geométrica, vamos precisar localizar a Barra de Ferramentas Principal. Na imagem abaixo ela aparece destacada por um retângulo vermelho:




O processo é semelhante ao de escrita de texto. Você deve clicar com o botão esquerdo do mouse, mantê-lo pressionado e escolher a figura geométrica dentre as opções da janela que irá surgir, como mostra a imagem abaixo:




O processo é o mesmo adotado para a inserção de imagens no slide. Basta segurar o botão esquerdo do mouse e arrastar o mouse até que a figura geométrica fique do tamanho desejado. Veja na imagem abaixo dois exemplos de retângulos arredondados. A figura geométrica é a mesma, porém suas dimensões são diferentes:




Agora que já sabemos como inserir figuras geométricas, precisamos descobrir como colorir elas.







Colorindo figuras geométricas na apresentação

Para colorir umna figura geométrica você deverá seguir os seguintes passos:

  1. Selecione a figura geométrica clicando com o botão esquerdo do mouse sobre ela;

  2. Clique com o botão direito do mouse sobre a figura selecionada e, no menu que aparecerá, selecione a opção Área, como podemos ver no exemplo abaixo:




Agora que clicamos na opção Área, uma janela irá aparecer. Selecione a opção Cor e, em seguida, escolha a cor que você deseja. Você também pode pintar as figuras geométricas com Gradientes e Bitmaps, como podemos ver no exemplo abaixo:




O círculo vermelho indica a opção Cor, o tracejado azul indica as opções de cor e a seta verde mostra como ficará a figura geométrica pintada.

Qualquer figura geométrica pode ser pintada. Você ainda pode colocar Sombra, Transparêcia e demais efeitos clicando nas abas indicadas pela seta roxa no exemplo acima.

Agora que já sabemos como inserir um texto, como escolher o plano de fundo e como inserir imagens e figuras geométricas nos slides, vamos aprender a colocar efeitos nesses objetos. Clique em AVANÇAR logo abaixo.